Suggest Edits

Integração

 

Código de exemplo

Disponibilizamos o código de exemplo para integração que segue exatamente os passos deste documento no Github, caso tenha interesse sinta-se a vontade para utiliza-lo para facilitar o desenvolvimento e até mesmo sugerir melhorias.

A comunicação entre o App da Automação Comercial e o Cappta Android ocorrerá por um recurso do Android chamado AppLink.

Você sabe como funciona o AppLink?

O AppLink é bem simples, seu aplicativo irá realizar uma requisição para uma URI, mas ao invés de acessar um site como esperado, haverá um outro app no seu dispositivo que irá atenter aquela requisição, para mais detalhes clique aqui

Como o funcionamento do AppLink é unidirecional, para todas as operações que disponibilizamos, utilizaremos um outro link de resposta que deverá ser controlado pelo seu app.

As chamadas seguem o padrão <scheme>://<action> como pode ser visto nos exemplos abaixo:

Exemplo de requisição cappta://payment?scheme=exemplo&authKey=00000000-0000-0000-0000-000000000000&amount=100&paymentType=debit

Exemplo de resposta exemplo://payment?administrativeCode=92384032849&merchantReceipt=<comprovanteLoja>&customerReceipt=<comprovanteCliente>

Suggest Edits

Operações da API

 

Abaixo descrevemos como funciona cada uma das operações disponíveis na integração:

Operação
Descrição

Pagamento

Operação de pagamento presencial

Estorno

Estorno de pagamento aprovado no mesmo dia

Reimpressão

Reimpressão de comprovantes de pagamento e estorno

Suggest Edits

Requisição de Pagamento

 

Para realizar uma operação de pagamento é bem simples, basta iniciar uma nova Activity contendo um Intent configurado com uma URI confirme demonstrado no exemplo ao lado.

Parâmetro
Tipo
Obrigatório?
Descrição

scheme

string

sim

Como descrito na sessão Integração, precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição

authKey

string

sim

Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta

amount

int

sim

Valor pagamento, em centavos

paymentId

string

não

Chave de identificação do pagamento utilizada pela Automação Comercial, será devolvida exatamente como recebemos durante a resposta desta requisição

paymentType

string

não

Tipo do pagamento, sendo credit para Crédito e debit para Débito

installments

int

sim

Obrigatório para a modalidade crédito. Pagamentos feito em 1x será considerado como "crédito a vista", enquanto que 2 ou mais vezes será "crédito parcelado"

installmentType

int

não

Determina a configuração do parcelamento, verifique a tabela Tipos de Parcelamento para consultar os valores possíveis

//TODO incluir import dos packages necessários e envolver método em uma classe

private void SendPayment() {
      String scheme = "exemplo";
      String authKey = "00000000-0000-0000-0000-000000000000";
      String paymentType = "credit";
      String paymentId = "123456";
      int paymentAmountInCents = 100;
      int installments = 999;
      int installmentType = 1;

      Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
          .scheme("cappta")
          .authority("payment")
          .appendQueryParameter("scheme", scheme)
          .appendQueryParameter("authKey", authKey)
          .appendQueryParameter("amount", paymentAmountInCents)
          .appendQueryParameter("paymentId", paymentId)
          .appendQueryParameter("paymentType", paymentType)
          .appendQueryParameter("installments", installments)
          .appendQueryParameter("installmentType", installmentType)
          .build();

      Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);

      this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
}
Suggest Edits

Requisição de Estorno

 

Assim como uma requisição de pagamento não à segredos para realizar uma de estorno, confira no exemplo de código ao lado.

Parâmetro
Tipo
Obrigatório?
Descrição

scheme

string

sim

Como descrito na sessão Integração , precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição

authKey

string

sim

Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta

administrativeCode

string

sim

Identificador único para pagamentos, é devolvido quando a requisição de pagamento é autorizada (pode ser consultado no portal de transações Cappta)

administrativePassword

string

não

Senha solicitada no Cappta Android necessária para liberar o acesso à estorno de pagamentos

//TODO incluir import dos packages necessários e envolver método em uma classe

private void SendPaymentReversal() {
      String scheme = "exemplo";
      String authKey = "00000000-0000-0000-0000-000000000000";
      String administrativeCode = "00000000000";
      String administrativePassword = "00000000";

      Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
          .scheme("cappta")
          .authority("payment")
          .appendQueryParameter("scheme", scheme)
          .appendQueryParameter("authKey", authKey)
          .appendQueryParameter("administrativeCode", administrativeCode)
          .appendQueryParameter("administrativePassword", administrativePassword)
          .build();

      Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);

      this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
}
Suggest Edits

Requisição de Reimpressão

 

Disponibilizamos dois tipos de reimpressão de comprovantes:
Reimpressão do último comprovante (seja pagamento ou estorno)
Reimpressão de comprovante por número de controle
Abaixo demonstramos como funcionam ambos os modos.

Suggest Edits

Reimpressão de comprovante específico

 

Para a reimpressão seguimos a mesma linha de raciocínio das operações anteriores, confira no exemplo de código ao lado.

scheme
Tipo
Obrigatório?
Descrição

scheme

string

sim

Como descrito na sessão Integração, precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição

authKey

string

sim

Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta

administrativeCode

string

sim

Identificador único para pagamentos, é devolvido quando a requisição de pagamento é autorizada (pode ser consultado no portal de transações Cappta)

//TODO incluir import dos packages necessários e envolver método em uma classe

private void SendReceiptReprint() {
      String scheme = "exemplo";
      String authKey = "00000000-0000-0000-0000-000000000000";
      String administrativeCode = "00000000000";

      Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
          .scheme("cappta")
          .authority("payment")
          .appendQueryParameter("scheme", scheme)
          .appendQueryParameter("authKey", authKey)
          .appendQueryParameter("administrativeCode", administrativeCode)
          .build();

      Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);

      this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
}
Suggest Edits

Reimpressão do último comprovante

 

Ao invés de reimprimir um comprovantes específico, também há a possibilidade de reimprimir o comprovante da última operação aprovada, confira ao lado.

Parâmetro
Tipo
Obrigatório?
Descrição

scheme

string

sim

Como descrito na sessão Integração, precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição

authKey

string

sim

Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta

//TODO incluir import dos packages necessários e envolver método em uma classe

private void SendReceiptReprint() {
      String scheme = "exemplo";
      String authKey = "00000000-0000-0000-0000-000000000000";

      Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
          .scheme("cappta")
          .authority("payment")
          .path("last")
          .appendQueryParameter("scheme", scheme)
          .appendQueryParameter("authKey", authKey)
          .build();

      Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);

      this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
}
Suggest Edits

Códigos de motivo para operações negadas

 
Código
Descrição

1

Não autenticado/Alguma das informações fornecidas para autenticação não é válida

2

Cappta Android está sendo inicializado

3

Formato da requisição recebida pelo Cappta Android é inválido

4

Operação cancelada pelo operador

5

Pagamento não autorizado/pendente/não encontrado

6

Pagamento não autorizado/pendente/não encontrado

7

Erro interno no Cappta Android

8

Erro na comunicação com o Cappta Android

Suggest Edits

Tipos de Parcelamento

 
Código
Descrição

1

Parcelamento Administradora - Configuração de parcelamento em que os juros são arcados pelo banco ou administradora, o limite de parcelas e valor mínimo são pré-estabelecidos e a venda não é tratada como parcelada para o lojista sendo assim o valor será depoistado integralmente em sua conta bancária. O cliente irá pagar as prestações com juros que serão revertidos para o banco/administradora do cartão

2

Parcelamento Lojista - É o parcelamento em que a quantidade de parcelas é definida no ato da compra. O limite de quantidade de parcelas e valor mínimo para cada uma pode ser determinado nas configurações do CapptaGpPlus. O lojista irá receber os créditos mensalmente em sua conta e o custo pelo financiamento é definido e arcado pelo próprio estabelecimento

Suggest Edits

O que é Multiloja?

 

Com a Cappta os clientes podem ter diversos CNPJs vinculados na mesma instalação do CapptaGpPlus e selecionar qual deseja utilizar no momento da venda.

Além de ter diversas lojas vinculadas, o Multi Loja permite ao lojista uma flexibilidade maior sobre suas vendas, possibilitando que ele as direcione para o CNPJ de sua escolha. Automaticamente o valor dessa venda será direcionado ao domicilio bancário do CNPJ selecionado.

Para fazer o cadastro de um ou mais CNPJs o mesmo deve entrar em contato diretamente com a Cappta.

Abaixo estão descritos os métodos necessários para utilizar a função MultiLoja.

Suggest Edits

Requisição de lista de lojas

 

Este método é utilizado para obter uma lista de todos os CNPJs que estão vinculados à instalação e disponíveis para ativação. Com essa lista você pode exibi-la para que o operador possa selecionar o CNPJ que deseja ativar.

Parâmetro Tipo Obrigatório? Descrição
scheme string sim Como descrito na sessão Integração, precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição
authKey string sim Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta
Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
                 .scheme("cappta")
                 .authority("get-cnpj-list")
                 .appendQueryParameter("authKey", getString(R.string.cappta_auth_key))
                 .appendQueryParameter("scheme", getString(R.string.app_scheme))
                 .build();

         Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);
         this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
Suggest Edits

Recebendo lista de lojas

 

Valores retornados do método "get-cnpj-list"

Propriedade Tipo Descrição
responseCode int Representa o código de retorno da busca realizada. Para detalhamento dos códigos de retorno consulte a tabela Possíveis códigos de retorno
checkouts Array de checkouts (Lojas) Representa um array de checkouts onde são inseridas todas as lojas vinculadas ao CNPJ.

Detalhes do objeto checkout

Propriedade Tipo Descrição
checkout_id int Representa o código da loja.
trading_name string Representa o nome fantasia da loja.
merchant_cnpj string Representa o número do CNPJ, que contem 14 dígitos.
checkout_number int Representa numero do PDV deste CNPJ.
public class ResultActivity extends Activity {

 @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
	  super.onCreate(savedInstanceState);
	  this.setContentView(R.layout.activity_result);
	  // Recupera o AppLink recebido
	  Uri appLinkUri = Uri.parse(this.getIntent().getDataString()) ;
	  String responseCode = appLinkUri.getQueryParameter("responseCode");
	  
	  // Verifica se a operação foi realizada com sucesso
	  if (responseCode.equals("0")) {
		  JSONObject jobj = new JSONObject(appLinkUri.getQueryParameter("checkouts"));
		  JSONArray jarray = jobj.getJSONArray("checkouts");
		  		  
		  for (int i = 0; i < jarray.length(); i++) {
			cnpjList.add(jarray.getJSONObject(i).getString("checkout_id") + ": " +
				jarray.getJSONObject(i).getString("trading_name") + ": " +			
				jarray.getJSONObject(i).getString("merchant_cnpj") + ": " +
				jarray.getJSONObject(i).getString("checkout_number"));
		  }
	  }
	  else{
			// Caso não seja exibe o motivo
			String reason = appLinkUri.getQueryParameter("reason");
			Toast.makeText(this, reason, Toast.LENGTH_LONG).show();
	  }
  }
}
Suggest Edits

Pagamento com Multiloja

 

O processo de pagamento com a feature de Multiloja é similar ao pagamento comum, com acréscimo do parâmetro "cnpj", que indica em qual CNPJ será realizada aquela transação.

Parâmetro
Tipo
Obrigatório?
Descrição

scheme

string

sim

Como descrito na sessão Integração, precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição

authKey

string

sim

Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta

amount

int

sim

Valor pagamento, em centavos

paymentId

string

não

Chave de identificação do pagamento utilizada pela Automação Comercial, será devolvida exatamente como recebemos durante a resposta desta requisição

paymentType

string

não

Tipo do pagamento, sendo credit para Crédito e debit para Débito

installments

int

sim

Obrigatório para a modalidade crédito. Pagamentos feito em 1x será considerado como "crédito a vista", enquanto que 2 ou mais vezes será "crédito parcelado"

installmentType

int

não

Determina a configuração do parcelamento, verifique a tabela Tipos de Parcelamento para consultar os valores possíveis

cnpj*

string

não

Número do CNPJ no qual será realizada a transação

Atenção!

*O campo de CNPJ é opcional, porém, ao enviar a requisição sem este campo, a operação será executada com o CNPJ principal instalado naquele dispositivo.

//TODO incluir import dos packages necessários e envolver método em uma classe

private void SendPayment() {
      String scheme = "exemplo";
      String authKey = "00000000-0000-0000-0000-000000000000";
      String paymentType = "credit";
      String paymentId = "123456";
      String cnpj = "00000000000000";
      int paymentAmountInCents = 100;
      int installments = 999;
      int installmentType = 1;

      Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
          .scheme("cappta")
          .authority("payment")
          .appendQueryParameter("scheme", scheme)
          .appendQueryParameter("authKey", authKey)
          .appendQueryParameter("amount", paymentAmountInCents)
          .appendQueryParameter("paymentId", paymentId)
          .appendQueryParameter("paymentType", paymentType)
          .appendQueryParameter("installments", installments)
          .appendQueryParameter("installmentType", installmentType)
          .appendQueryParameter("cnpj", cnpj)
          .build();

      Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);

      this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
}
Suggest Edits

Estorno com Multiloja

 

O processo de estorno com a feature de Multiloja é similar ao estorno comum, com acréscimo do parâmetro de "cnpj", que indica em qual CNPJ será realizada aquela transação.

Parâmetro
Tipo
Obrigatório
Descrição

scheme

string

sim

Como descrito na sessão Integração, precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição

authKey

string

sim

Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta

administrativeCode

string

sim

Identificador único para pagamentos, é devolvido quando a requisição de pagamento é autorizada (pode ser consultado no portal de transações Cappta)

administrativePassword

string

não

Senha solicitada no Cappta Android necessária para liberar o acesso à estorno de pagamentos

cnpj

string

não

Número do CNPJ no qual será realizado o estorno

Atenção!

*O campo de CNPJ é opcional, porém, ao enviar a requisição sem este campo, a operação será executada com o CNPJ principal instalado naquele dispositivo.

//TODO incluir import dos packages necessários e envolver método em uma classe

private void SendPaymentReversal() {
      String scheme = "exemplo";
      String authKey = "00000000-0000-0000-0000-000000000000";
      String administrativeCode = "00000000000";
      String administrativePassword = "00000000";
      String cnpj = "00000000000000";
  
      Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
          .scheme("cappta")
          .authority("payment")
          .appendQueryParameter("scheme", scheme)
          .appendQueryParameter("authKey", authKey)
          .appendQueryParameter("administrativeCode", administrativeCode)
          .appendQueryParameter("administrativePassword", administrativePassword)
          .appendQueryParameter("cnpj", cnpj)
          .build();

      Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);

      this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
}
Suggest Edits

Requisição de Reimpressão com Multiloja

 

Assim como na reimpressão sem a feature de Multiloja, disponibilizamos dois tipos de reimpressão de comprovantes, porém com o acréscimo do parâmetro "cnpj":
Reimpressão do último comprovante (seja pagamento ou estorno)
Reimpressão de comprovante por número de controle
Abaixo demonstramos como funcionam ambos os modos.

O CNPJ inserido no parâmetro deverá ser o mesmo do qual foi utilizado na transação

Suggest Edits

Reimpressão de comprovante específico (Multiloja)

 

Para reimprimir um comprovante específico de um CNPJ, basta enviar uma requisição com o código administrativo e o CNPJ respectivo no qual foi realizada a transação. Confira no exemplo de código ao lado.

Parâmetro
Tipo
Obrigatório?
Descrição

scheme

string

sim

Como descrito na sessão Integração, precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição

authKey

string

sim

Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta

administrativeCode

string

sim

Identificador único para pagamentos, é devolvido quando a requisição de pagamento é autorizada (pode ser consultado no portal de transações Cappta)

cnpj*

string

não

Número do CNPJ no qual foi realizada a transação

Atenção

*O campo de CNPJ é opcional, porém, ao enviar a requisição sem este campo, a operação será executada com o CNPJ principal instalado naquele dispositivo.

//TODO incluir import dos packages necessários e envolver método em uma classe

private void SendReceiptReprint() {
      String scheme = "exemplo";
      String authKey = "00000000-0000-0000-0000-000000000000";
      String administrativeCode = "00000000000";
      String cnpj = "00000000000000";

      Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
          .scheme("cappta")
          .authority("payment")
          .appendQueryParameter("scheme", scheme)
          .appendQueryParameter("authKey", authKey)
          .appendQueryParameter("administrativeCode", administrativeCode)
          .appendQueryParameter("cnpj", cnpj)
          .build();

      Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);

      this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
}
Suggest Edits

Reimpressão do último comprovante (Multiloja)

 

Ao invés de reimprimir um comprovantes específico, também temos a possibilidade de reimprimir o comprovante da última operação aprovada. Para isso, basta enviar o CNPJ e a tag "Last" na requisição. Confira ao lado.

Parâmetro
Tipo
Obrigatório
Descrição

scheme

string

sim

Como descrito na sessão Integração, precisamos saber qual é o aplicativo de origem desta requisição

authKey

string

sim

Chave de identificação da Automação Comercial na Cappta

cnpj

string

não

Número do CNPJ no qual será realizada a reimpressão.

Atenção

*O campo de CNPJ é opcional, porém, ao enviar a requisição sem este campo, a operação será executada com o CNPJ principal instalado naquele dispositivo.

//TODO incluir import dos packages necessários e envolver método em uma classe

private void SendReceiptReprint() {
      String scheme = "exemplo";
      String authKey = "00000000-0000-0000-0000-000000000000";
      String cnpj = "00000000000000";
  

      Uri capptaAppLink = new Uri.Builder()
          .scheme("cappta")
          .authority("payment")
          .path("last")
          .appendQueryParameter("scheme", scheme)
          .appendQueryParameter("authKey", authKey)
          .appendQueryParameter("cnpj", cnpj)
          .build();

      Intent capptaIntent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, capptaAppLink);

      this.startActivityForResult(capptaIntent, 0);
}
 

Este Roteiro deve ser realizado pelo desenvolvedor do Aplicativo que está sendo integrado utilizando a versão de testes que foi disponibilizada previamente por um técnico que acompanhará a Certificação.

Diferentemente de outras empresas do mercado, a Cappta simplifica a maneira de homologar suas soluções com outras empresas de Software, oferecendo um Ambiente de Testes completo para melhor simulação de como os sistemas serão utilizados nas lojas.

Em caso de dúvidas ou dificuldades relacionadas ao aplicativo da Cappta ou a esse Roteiro de Testes, acione nossa equipe de Homologação, desejamos um bom trabalho e ótimo desenvolvimento.

Suggest Edits

O que será analisado?

 

A Certificação é inteiramente remota, portanto é de suma importância a realização das Sequências de Testes contidas neste documento, precisamos dos resultados para validação do perfeito funcionamento entre os sistemas. As evidências necessárias são:

PRINT’s: durante o roteiro solicitamos imagens que devem ser capturadas durante as transações, através dos print’s avaliamos a disposição das informações na Interface CAPPTAÍ/Aplicativo de Vendas.

COMPROVANTES: analisamos os comprovantes (scaneados/fotografados) para validar a quantidade de vias impressas, alinhamento das informações e comprovar de que a impressão está sendo feita sem alteração de conteúdo.

LOG’s: através do Log verificamos detalhadamente as transações realizadas durante os testes, além de visualizar toda comunicação necessária entre os sistemas, determinada na Documentação da Cappta API.

Importante

EM CADA SEQUÊNCIA É DESCRITO O QUE DEVE SER ARQUIVADO E ENVIADO A CAPPTA PARA ANÁLISE, PODENDO HAVER EM ALGUMAS SEQUÊNCIAS MAIS DE UM TIPO DE EVIDÊNCIA NECESSÁRIA.

Suggest Edits

Estrutura de Pastas para envio de evidências

 

Esta é a estrutura de pastas sugerida para envio das evidências de testes, seguindo tal padrão conseguiremos analisar perfeitamente cada sequência efetuada.

Suggest Edits

Ambiente de Testes

 

O Ambiente de Testes que disponibilizamos está direcionado para servidores de homologação, que por sua vez simulam a autorização das transações, portanto as vendas realizadas não serão cobradas, caso esteja utilizando um cartão real.

É possível também utilizar cartões de testes de maneira digitada para aprovar as transações, explicaremos adiante como realizar vendas com estes cartões.

Suggest Edits

Portfólio de Cartões de Testes

 

Os cartões abaixo poderão ser utilizados para realização dos testes com a modalidade Crédito, todos são CARTÕES DE TESTES e NÃO SÃO VÁLIDOS para pagamentos reais.

Siga as instruções a seguir para correta utilização dos cartões:

✓ Todos cartões deverão ser utilizados na modalidade CRÉDITO;
✓ Aprenda a realizar vendas digitadas no Cappta na próxima página;
✓ Não divulgue por nenhum meio os dados dos cartões fornecidos para testes.

Bandeira
Número
Senha
Código de segurança
Data de validade

VISA

4073020000000002

1234

321

1219

VISA

4012001038443335

1234

321

1219

MASTER CARD

6011020000245045

NÃO É NECESSÁRIO

123

1219

MASTER CARD

5453010000066167

NÃO É NECESSÁRIO

123

1219

American Express

3477 324901 33253

NÃO É NECESSÁRIO

2719

1219

American Express

3706 648883 88027

NÃO É NECESSÁRIO

9230

1219

Importante!

Se por ventura ao realizar uma transação aparecer mensagem de erros "Bin não configurado", "Cartão não autorizado" utilize para teste estes cartões acima na modalidade credito, venda digitada.

Você também pode utilizar mais cartões Clicando aqui.

Suggest Edits

Roteiro de Testes

 

Estarão disponíveis os resultados esperados em todas as sequências de testes, caso os resultados obtidos estejam divergentes do proposto, será necessária uma nova realização das sequências, após os ajustes necessários no Aplicativo de vendas. Sempre nos consulte previamente em caso de dúvidas.

Suggest Edits

Testes de Usabilidade

 

Os testes de usabilidade visam validar se o funcionamento entre os sistemas ocorre de maneira fluída, tornando o processo de venda simples ao usuário, exibindo todas as informações necessárias para que o lojista transacione sem transtornos.

Iremos lhe informar caso alguma sequência de testes seja opcional.

Fique atento!

A realização das sequências de número 1 a 3 são indispensáveis para certificação.

Suggest Edits

Sequência 1 – Primeiras Impressões Capptaí Android

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer com pagamento em cartão.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através do Aplicativo de venda;
  2. Selecione a opção do Aplicativo que acione o Cappta para pagamento em cartão;
  3. Siga a captura de dados da venda a cartão através do Cappta.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema deverá possuir uma opção para acionar o Capptaí Android afim de realizar o pagamento em cartão, a opção poderá ser geral (Cartão/Cappta, etc....) ou específica (Visa Crédito, Visa Débito, Mastercard Crédito, Mastercard Débito, etc....);

  2. A transação deve ser realizada com sucesso até sua finalização, sem quebras de layout, fluxo ou dos Aplicativos.

  3. EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  4. Capture prints de todas as etapas da venda, desde o lançamento de produtos no Aplicativo (se for o caso) até a finalização da transação com cartão.

Suggest Edits

Testes de Abstração

 

Os Testes de Abstração têm como objetivo elucidar o conhecimento dos retornos do CAPPTAÍ na prática, tornando assim mais simples o entendimento de como o sistema de Automação deverá receber, tratar e realizar a impressão dos comprovantes através de Impressora Térmica Fiscal ou Não-Fiscal, ou até mesmo enviar os comprovantes por e-mail.

Além disso, precisamos saber como configurar seu Software de Automação para se comunicar com o Checkout Cappta. Nas Sequências de Testes a seguir solicitaremos que nos mostre as telas de configuração e parametrização e como acessá-las.

Suggest Edits

Sequência 2 – Conhecendo o Log Cappta

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Acesse o diretório: “Memória Interna”, localize o arquivo integration-adapter.log;
  • Realize uma transação de qualquer valor com cartão de Crédito de bandeira Visa.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Aplicativo de venda;
  2. Selecione a forma de pagamento na Aplicativo de Vendas que acione o CAPPTAÍ ANDROID;
  3. Siga a transação até a finalização.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa das informações retornadas pelo CAPPTAÍ
    e realizar a impressão de 2 comprovantes (vias), Cliente e Loja.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  1. Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  2. Enviar comprovantes scaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.

Suggest Edits

Testes com Transações

 

Realize os testes com Transações variadas, estes testes deverão simular ao máximo o Ambiente de uma loja, onde diariamente várias vendas com diversos cartões diferentes são realizadas.

Atenção!

A realização das sequências de número 4 a 13 são indispensáveis para certificação.

Lembre-se de utilizar os cartões de testes que disponibilizamos na página 4.

Suggest Edits

Sequência 3 – Transação Visa Débito

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Débito de bandeira Visa;
  • Valor da transação: qualquer.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;

  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaPague;

  3. Siga a transação até a finalização.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Venda digitada não permitida
• Bin não configurado
• Modo invalido
• Transação não autorizada
• Cartão serviço invalido

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até a aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos O sistema deverá realizar a tratativa dos comprovantes TEF (e-mail, impressão, SMS, etc).

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar comprovantes escaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.
Suggest Edits

Sequência 4 – Transação Visa Crédito à Vista

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Crédito de bandeira Visa;
  • Valor da transação: qualquer

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaPague;
  3. Siga a transação até a finalização.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Venda digitada não permitida
• Bin não configurado
• Modo invalido
• Transação não autorizada
• Cartão serviço invalido

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos O sistema deverá realizar a tratativa dos comprovantes TEF (e-mail, impressão, SMS, etc).

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar comprovantes scaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.

Suggest Edits

Sequência 5 – Transação Visa Crédito Parcelado Lojista (Sem Juros)

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Crédito de bandeira Visa;
  • Valor da transação: R$2.000,00; - Quantidade de Parcelas: 8;
  • Tipo de Parcelamento: Lojista.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaPague;
  3. Siga a transação até a finalização.

Possíveis erros

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Venda digitada não permitida
• Bin não configurado
• Modo invalido
• Transação não autorizada
• Cartão serviço invalido

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O tipo de parcelamento (installmentType) na requisição deve ser = 2;
  2. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  3. O sistema deverá realizar a tratativa dos O sistema deverá realizar a tratativa dos comprovantes TEF (e-mail, impressão, SMS, etc).

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar comprovantes escaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.

Suggest Edits

Sequência 6 – Transação Visa Crédito Parcelado Administradora (Com Juros)

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Crédito de bandeira Visa;
  • Valor da transação: R$1.200,00;
  • Quantidade de Parcelas: 6;
  • Tipo de Parcelamento: Administradora.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaPague;
  3. Siga a transação até a finalização.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Venda digitada não permitida
• Serviço / Bin não configurado
• Modo invalido
• Transação não autorizada
• Cartão serviço invalido

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O tipo de parcelamento (installmentType) na requisição deve ser = 1;
  2. A transação deverá ocorrer sem travamentos até a aprovação;
  3. O sistema deverá realizar a tratativa dos O sistema deverá realizar a tratativa dos comprovantes TEF (e-mail, impressão, SMS, etc).

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar comprovantes escaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.

Suggest Edits

Sequência 7 – Transação Mastercard Débito

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Débito de bandeira Mastercard;
  • Valor da transação: qualquer.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaPague;
  3. Siga a transação até a finalização.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Venda digitada não permitida
• Serviço/ Bin não configurado
• Modo invalido
• Transação não autorizada
• Cartão serviço invalido

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até a aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos O sistema deverá realizar a tratativa dos comprovantes TEF (e-mail, impressão, SMS, etc).

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar comprovantes escaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.

Suggest Edits

Sequência 8 – Transação Mastercard Crédito à Vista

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Crédito de bandeira Mastercard;
  • Valor da transação: R$50,00.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaPague;
  3. Siga a transação até a finalização.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Venda digitada não permitida
• Bin não configurado
• Modo invalido
• Transação não autorizada
• Cartão serviço invalido

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até a aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos O sistema deverá realizar a tratativa dos comprovantes TEF (e-mail, impressão, SMS, etc).

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar comprovantes escaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.

Suggest Edits

Sequência 9 – Transação Mastercard Crédito Parcelado Lojista (Sem Juros)

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Crédito de bandeira Mastercard;
  • Valor da transação: R$900,00;
  • Quantidade de Parcelas: 4;
  • Tipo de Parcelamento: Lojista.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaPague;
  3. Siga a transação até a finalização.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Venda digitada não permitida
• Serviço/ Bin não configurado
• Modo invalido
• Transação não autorizada
• Cartão serviço invalido

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O tipo de parcelamento (installmentType) na requisição deve ser = 2;
  2. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  3. O sistema deverá realizar a tratativa dos O sistema deverá realizar a tratativa dos comprovantes TEF (e-mail, impressão, SMS, etc).

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar comprovantes escaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.

Suggest Edits

Sequência 10 – Transação Mastercard Crédito Parcelado Administradora (Com Juros)

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Crédito de bandeira Mastercard;
  • Valor da transação: R$1.800,00;
  • Quantidade de Parcelas: 10;
  • Tipo de Parcelamento: Administradora.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaPague;
  3. Siga a transação até a finalização.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Venda digitada não permitida
• Serviço/ Bin não configurado
• Modo invalido
• Transação não autorizada
• Cartão serviço invalido

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O tipo de parcelamento (installmentType) na requisição deve ser = 1;
  2. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até a aprovação;
  3. O sistema deverá realizar a tratativa dos O sistema deverá realizar a tratativa dos comprovantes TEF (e-mail, impressão, SMS, etc).

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar comprovantes escaneados ou print, caso o sistema faça o envio do comprovante envie por e-mail.

Suggest Edits

Testes com Funções Administrativas

 

Os testes com as Funções Administrativas têm como finalidade garantir que o sistema de Aplicativo de venda enviar requisições corretamente para realizar Reimpressão de Comprovante e Cancelamento, também validar que o CAPPTAÍ consegue realizar a Reimpressão de comprovantes de vendas com cartão, bem como o Cancelamento de vendas realizadas através do CAPPTAÍ, retornando os devidos comprovantes para que sejam impressos pela Aplicativo de venda.

Atenção!

A realização das sequências de número 12 a 17 são indispensáveis para certificação.

Estamos quase terminando os testes!

Suggest Edits

Sequência 11 – Reimpressão de Comprovante

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Tenha em mãos o comprovante da sequência 4.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Aplicativo de Vendas;
  2. Selecione a opção Reimpressão;
  3. Insira o número de CONTROLE da transação;
  4. Selecione a opção “Todas” vias.

Possíveis erros

• Transação não autorizada
• Transação não encontrada

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno e realizar a tratativa dos comprovante de estorno para o Cliente e Lojista.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar pints de como acessar as configurações de reimpressão na automação
Suggest Edits

Sequência 12 – Reimpressão via Cliente

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Tenha em mãos o comprovante da sequência 8.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Aplicativo de Vendas;
  2. Selecione a opção Reimpressão;
  3. Insira o número de CONTROLE da transação;
  4. Selecione a opção via “Cliente”.

Possíveis erros

• Transação não autorizada
• Transação não encontrada

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno de 1 via e realizar a tratativa necessária.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
Suggest Edits

Sequência 13 – Reimpressão via Loja

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Tenha em mãos o comprovante da sequência 5.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Aplicativo de Vendas;
  2. Selecione a opção Reimpressão;
  3. Insira o número de CONTROLE da transação;
  4. Selecione a opção via “Loja”.

Possíveis erros

• Transação não autorizada
• Transação não encontrada

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno de 1 via e realizar a tratativa do comprovante.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;

Suggest Edits

Sequência 14 – Cancelando uma Transação I

 

Sequência Obrigatória

Se você realizou a transação da sequência 9 no dia anterior não conseguira cancelar, para esta sequência realize uma nova operação de venda semelhante ao que se pede.

PREPAROS

  • Tenha em mãos o comprovante da sequência 9.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Aplicativo de Vendas;
  2. Selecione a opção Cancelamento;
  3. Insira a senha Administrativa que é: cappta;
  4. Insira o número de CONTROLE da transação;
  5. Insira ou digite os dados do Cartão utilizado na sequência 5.

Possíveis erros

  1. Cartão com erro ou mal inserido
  2. Transação não encontrada

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno e realizar a impressão do comprovante de solicitação de estorno para o Cliente e Lojista.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
  • Enviar pints de como acessar as configurações de cancelamento na automação

Suggest Edits

Sequência 15 – Cancelando uma Transação II

 

Sequência Obrigatória

Se você realizou a transação da sequência 10 no dia anterior não conseguira cancelar, para esta sequência realize uma nova operação de venda semelhante ao que se pede.

PREPAROS

  • Tenha em mãos o comprovante da sequência 10.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Aplicativo de Vendas;
  2. Selecione a opção Cancelamento;
  3. Insira a senha Administrativa que é: cappta;
  4. Insira o número de CONTROLE da transação;
  5. Insira ou digite os dados do Cartão utilizado na sequência 10.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Transação não encontrada

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno e realizar a impressão do comprovante de solicitação de estorno para o Cliente.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
Suggest Edits

Sequência 16 – Cancelando uma Transação III

 

Sequência Obrigatória

Se você realizou a transação da sequência 11 no dia anterior não conseguira cancelar, para esta sequência realize uma nova operação de venda semelhante ao que se pede.

PREPAROS

  • Tenha em mãos o comprovante da sequência 11.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Aplicativo de Vendas;
  2. Selecione a opção Cancelamento;
  3. Insira a senha Administrativa que é: cappta;
  4. Insira o número de CONTROLE da transação;
  5. Insira ou digite os dados do Cartão utilizado na sequência 11.

Possíveis erros

• Cartão com erro ou mal inserido
• Transação não encontrada

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de Aplicativo de venda deverá receber o retorno e realizar a impressão do comprovante de solicitação de estorno para o Lojista.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log;
Suggest Edits

Operações Não Finalizadas

 

Os testes de Operações Não Finalizadas foram elaborados com o objetivo de validar o funcionamento entre o CAPPTAÍ e a Aplicativo de venda, quando o fluxo de operação é quebrado por algum motivo. Dentre os motivos que finalizam o fluxo da operação podemos citar: a falta de saldo de um cartão ou até mesmo o pressionar de um botão cancelar no Pinpad pelo usuário.

Estes testes também têm como finalidade garantir que o Aplicativo de Vendas reconhece o retorno enviado pelo CAPPTAÍ quando o uso é interrompido por falha, interação do usuário ou motivos adversos.

Atenção!

A realização das sequências de número 18 e 19 são indispensáveis para certificação

Estamos quase terminando os testes!

Suggest Edits

Sequência 17 - Cancelando uma Operação

 

Sequência Obrigatória

  • Realize uma transação qualquer.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Inicie uma venda através da Aplicativo de venda;
  2. Selecione a forma de pagamento na Aplicativo de Vendas que acione o CAPPTAÍ ANDROID;
  3. Quando a mensagem “Insira ou Passe o Cartão” surgir, pressione o botão ANULA (botão Vermelho do Pinpad);
  4. Confirme o cancelamento da operação “Operação Cancelada? selecione 1- Sim”.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A Automação deverá interpretar a resposta de operação negada de código “4- Operação Cancelada”;
  2. A mensagem “Operação Cancelada pelo Operador” deverá ser exibida.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da operação;
  • Capture print’s de todas as etapas das operações.

Suggest Edits

Sequência 18 – Falta de Conexão com a Internet

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Inicie uma venda através da Aplicativo de venda;
  2. Selecione a forma de pagamento na Aplicativo de Vendas que acione o CAPPTAÍ ANDROID;
  3. Realize a transação até a sua aprovação;
  4. Após o retorno de “Aprovada” fique desconectado da internet antes mesmo de enviar o método de Confirma Transação;
  5. Finalize a impressão das vias enviando o método para confirmar a transação.

RESULTADOS ESPERADOS

  • A Aplicativo de venda deverá enviar a confirmação da transação normalmente após a impressão para quando a comunicação for restabelecida a transação possa ser aprovada juntamente a Adquirente pela CAPPTA.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Capture print da mensagem apresentada na Aplicativo de Vendas;
  • Enviar comprovantes escaneados.

Suggest Edits

Testes de captura de informações

 

Os testes a seguir têm como finalidade testar o uso de informações contidas no retorno do CAPPTAÍ, tais informações podem ser utilizadas pelo Software de Aplicativo de Vendas, visando facilitar a usabilidade dos sistemas, proporcionar praticidade aos lojistas e agregar funcionalidades a certificação entre os sistemas.

Importante

PARA REALIZAÇÃO DO TESTE 20 O APLICATIVO DE VENDAS DEVERÁ REALIZAR O USO DOS RETORNOS DO CAPPTAÍ, USANDO AS INFORMAÇÕES RETORNADAS AO SE REALIZAR UM PAGAMENTO.

Agregue diferenciais a seu Aplicativo de venda adotando nossas sugestões de melhores práticas!

Fique atento!

A realização da sequência de número 20 é opcional.

Suggest Edits

Sequência 19 – Utilizando o retorno do Cappta e relatórios com os retornos

 

Sequência Opcional

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Inicie uma venda através da Aplicativo de venda;
  2. Siga a transação até a finalização;
  3. Abra o log da transação com o retorno contendo os comprovantes e os detalhes da transação; 4. Configure seu Software para obter as informações contidas no retorno.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O Aplicativo deverá coletar as informações dos campos e arquivá-los para consulta do usuário, ou automaticamente interpretar a forma de pagamento.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo de log;
  • Enviar print do relatório gerado na Aplicativo de Vendas.

Suggest Edits

Estorno após cancelamento de Documento Fiscal

 

O próximo teste tem a finalidade de realizar estorno da última transação sem a necessidade de acessar as funções Administrativas. Para isso deve ser utilizado o método cancelarPagamento(). Dessa forma a Aplicativo de venda pode cancelar o cupom fiscal e logo em seguida estornar a venda junto a adquirente

Assim facilitando o usuário no momento de realizar o cancelamento de uma venda já concluída, encurtando o passo de após cancelar o cupom fiscal entrar nas funções ADM para estornar a transação juntamente a rede adquirente em que a venda foi aprovada.

Importante

PARA O TESTE ONDE POSSIBILITA O CACNELAMENTO DA ULTIMA TRANSAÇÃO SEM QUE SEJA ABERTO AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS A APLICATIVO DE VENDA DEVE ESTAR PREPARADA PARA ENVIAR O METODO DE CANCELAMENTO APÓS CANCELAMENTO DO CUPOM.

Fique atento!

A sequência a seguir deve ser realizada caso utilize impressora fiscal, para garantir que ao ser cancelado o cupom a transação também será estornada a venda.

Já falou com nosso time de parcerias?
homologa@cappta.com.br

Suggest Edits

Sequência 20 – Cancelamento após cancelar cupom fiscal

 

Sequência Obrigatória apenas para quem utiliza impressora fical

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer;

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Aplicativo de venda;
  2. Cancele seu cupom fiscal após sua finalização;
  3. Na mesma janela após cancelar o cupom fiscal envie uma requisição de Cancelamento de Pagamento, com a senha administrativa e nº de Controle da venda que teve o Cupom Fiscal Cancelado;
  4. Finalize o estorno.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ser cancelada com sucesso após o cancelamento do Cupom fiscal.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Coletar e enviar o arquivo integration-adapter.log contendo os arquivos trocados durante a operação;
  • Enviar print’s de todas etapas da operação.
Suggest Edits

Considerações Finais

 

Envie os resultados obtidos em todas as sequências contidas neste Roteiro de Testes para a Cappta através do e-mail: homologa@cappta.com.br

Contatos do time de integrações:

(11) 4302-6179

Skype:

Willian Costa: willian.costa@dlp.im